domingo, 13 de novembro de 2011

O que é o pequi ?

 
O pequi ou Caryocar brasiliense; Caryocaraceae (nome científico) é uma fruta aromática de sabor adocicado. O cheiro do pequi é frutado, perfumado e ácido, alguns acham que lembra o maracujá, outros ao cajá. Embora tenhamos pesquisado o motivo pelo qual o pequi tem um aroma forte, não encontramos nenhuma informação a respeito. O pequi tem forma arredondada, casca esverdeada, como um abacate pequeno, só que mais rechonchudo. O pequi é do tamanho de uma pequena laranja.
Sua polpa tem coloração amarela intensa, lembrando a cor da gema do ovo, que envolve uma semente dura, formada por grande quantidade de pequenos espinhos.
Os espinhos são avermelhados, e se confundem com a cor da pele, principalmente da língua.  O pequi pode ter de 1 a 4 caroços, mas cada polpa tem apenas 1 caroço. O fruto alcança até 14 centímetros de comprimento por 20 centímetros de diâmetro, podendo pesar 300 gramas.
A árvore que dá o pequi se chama pequizeiro, este geralmente chega a 10 metros de altura, seu tronco com ramos grossos, comumente tortuosos, de casca áspera e rugosa de cor castanha acinzentada.
As folhas do pequizeiro são pilosas, recobertas com pelos curtos, compostas, formadas por três folíolos com as bordas recortadas, tendo as nervuras bem marcadas. Ricas em tanino (Substância encontrada em vários organismos vegetais (casca do carvalho, do castanheiro, noz-de-galha etc.), que torna as peles imputrescíveis, sendo, por isso, usada em curtume. Os taninos também fornecem tintas. São empregados em medicina como adstringentes tônicos.), suas folhas provêem substância tintorial, usadas pelas tecelãs.
 
As flores do pequizeiro são grandes, branco-amareladas com muitos estames, vistosas e bastante decorativas. As flores medem até 8 cm de diâmetro e são hermafroditas.
Embora na região em que vivemos, ou seja, no Rio de Janeiro muitos não conheçam essa fruta, o pequizeiro é uma árvore protegida por lei (Portaria no. 54 de 03.03.87_IBDF-) que impede seu corte e comercialização em todo o território nacional. O governo mineiro até mesmo criou a Lei 13.965 que estabeleceu o Programa Mineiro de Incentivo ao Cultivo, Consumo, à Comercialização e à Transformação do Pequi e Demais Frutos de Produtos Nativos do Cerrado, ou programa Pró-Pequi.


pt.wikipedia.org/wiki/Pequi
www.arara.fr/BBPEQUI.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário